Junho Chegando

Estamos no mês de Junho um mês muito especial no devocionário popular. Um mês todo ele dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, onde somos convidados a contemplar o coração amoroso de Jesus e para olharmos os nossos corações e procurarmos assemelhar os nossos corações ao coração de Jesus. E o Coração de Jesus é um coração que ama sem distinção, um coração que perdoa sempre, um coração que acolhe a todos, um coração marcado pela compaixão. Conhecemos bem a jaculatória que diz: “Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”, que esse seja nosso empenho nesse nosso mês de Junho e sempre em nossas vidas, procurar tornar o nosso coração parecido ao coração de Jesus.

O mês de junho é também o mês de celebrarmos três grandes santos populares: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.

Santo Antônio: Um dos santos com maior devoção no mundo. Chamado pela Igreja de “Arca do Testamento”, por ser exímio conhecedor da Sagrada Escritura, “Trombeta do Evangelho” ,por ser grande evangelizador com voz forte e poderosa, “ Martelo dos Hereges” por defender a fé cristã contra as heresias do seu tempo e “Doutor da Igreja”, por ser um eloquente teólogo.

São João Batista: O primo de Jesus, homem de vida simples e austera. Escolhido por Deus para ser aquele que iria preparar os caminhos do Messias. Recebeu de Jesus o grande elogio “O Maior Homem nascido de mulher”,Lucas 7,28. Profeta comprometido com a verdade e que tinha em sua pregação o convite a conversão, a mudança radical em sue estilo de vida.

São Pedro: Discípulo de Cristo, irmão de André , era da cidade de Betsaida. Homem simples, pescador, que foi escolhido para coordenar a comunidades dos discípulos . Na lista do nome dos Apóstolos sempre aparece por primeiro, faz parte de um grupo privilegiado de discípulos que pode comtemplar à Transfiguração no Monte Tabor (Mateus17, 1 à 13),   que presenciou a ressureição do filho de Jairo (Lucas 8, 40 à 56) e que estava com Jesus no Getsêmani. Jesus dá a ele a missão de apascentar seu rebanho ou seja, coordenar, servir e dirigir a comunidade dos discípulos de Jesus, que é a Igreja. Com esses três Santos celebramos as festa juninas , algo tão querido por nosso povo e parte da riqueza cultural do nosso País. No Cotolengo também celebramos com fé e muita alegria. O Coração de Jesus e os Santos Antônio, Pedro e João Batista.