Serviços Prestados

RECREAÇÃO

São atividades de divertimento, através de entretimento, relaxamento e ocupações diversas. Ambiente este que todos os moradores gostam de estar.

TERAPIA OCUPACIONAL

Os atendimentos tem por objetivos: intervenções psicoeducativas, trabalhar a autonomia, independência e potencialidades dos usuários, promovendo um espaço de troca e elaboração de experiências, autoconhecimento e estímulos para o desenvolvimento.

NUTRIÇÃO

Abrange a segurança alimentar, a avaliação do estado nutricional dos usuários, condutas dietéticas e incentivo aos hábitos alimentares saudáveis.

HIPOTERAPIA

Hipoterapia é o método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como desencadeador e facilitador do desenvolvimento humano para a realização das atividades lúdicas e terapêuticas.

FONOAUDIOLOGIA

Tem como objetivo melhorar e adequar a respiração , sucção, mastigação e deglutição. Através de jogos, conversas e interpretação de músicas são trabalhadas fala, atenção, concentração e memória.

FISIOTERAPIA

Atua na prevenção e/ou restauração de funções cognitivas, sensoriais, motoras e respiratória, proporcionando melhor qualidade de vida. Sua finalidade é o tratamento e a diminuição de sintomas de alterações neurológicas, que compreendam ou não problemas motores.

ENFERMAGEM

Consiste na promoção, prevenção e recuperação da saúde dos moradores, onde através de um atendimento humanizado, buscamos aumentar a qualidade de vida dos nossos moradores.

ASSISTENTE SOCIAL

Defende a integridade física, social e mental da pessoa, contribuindo para que seu direito seja respeitado e garantido. Ser assistente social é encontrar todo dia novas formas de enfrentar as expressões da questão social achando caminhos para emancipar pessoas.

Psicologia

As consultas Psicológicas diminuem o desgaste emocional e possibilitam que a pessoa se conheça melhor, mudando assim seu modo de agir que, muitas vezes, a limita. Havendo a compreensão do mundo e das pessoas que a envolvem.
Aqui no Pequeno Cotolengo nossos assistidos são acompanhados regularmente por profissionais que os ajudam a entender sobre todos os desafios e superações do dia-a-dia.

Atividades fora das salas de terapia

Fazemos periodicamente atividades com os moradores fora das salas de terapia, tornando os atendimentos mais divertidos, promovendo assim, interação social e o desenvolvimento das habilidades intelectivas de forma lúdica e espontânea.

Residência Inclusiva

É uma filial do Pequeno Cotolengo, inaugurada em 07 de março de 2019, é uma modalidade de acolhimento para pessoas com deficiência entre 18 a 54 anos. É uma residência inserida na comunidade para 10 moradores do sexo masculino que proporciona a rotina mais próxima ao convívio familiar, proporcionando autonomia, independência e situações da vida cotidiana.

Casa-lar

Lar infantil Nossa Senhora de Lourdes, inaugurado dia 11 de fevereiro de 2018. Residência para pessoas com deficiência até 18 anos, muito aconchegante e adaptada a necessidade dos nossos pequeno moradores.