Conheça um pouco sobre a casa de praia do Pequeno Cotolengo Paulista localizada em Ilha Comprida – SP. Momentos de integração, diversão e alegria.
Tradicionalmente todo ano o Pequeno Cotolengo Paulista promove alguns dias de mais alegria e lazer para alguns de seus 94 moradores. Uma casa de praia que no ano de 2019 passou por uma grande transformação e que serve de abrigo para os moradores que passam uma “temporada de férias” no mês de janeiro.
Essa casa foi adquirida pelo Padre Manoel na década de 90, nesse período diretor do Pequeno Cotolengo Paulista. A proposta para essa moradia consistia que os moradores do Pequeno Cotolengo pudessem desfrutar da praia como as outras pessoas, tendo integração e divertimento fora dos muros da instituição. Naquela época, os moradores ficavam em média cerca de 03 meses na casa de praia, curtindo momentos no mar, tomando sol e preenchendo seus dias com as inúmeras atividades que eram propostas nesse período.
Conceição Benedetti, voluntária do Pequeno Cotolengo Paulista há muitos anos, nos revela que a casa também já serviu de retiro para o MLO (Movimento de leigos que buscam se aprofundar no carisma de Dom Orione). “Eu lembro que essa casa de Praia já foi cenário para os retiros do MLO e a gente trazia o pessoal da liturgia, um lugar muito abençoado”. Conceição lembra ainda, que o mês de dezembro sempre foi aguardado por muita ansiedade e expectativa pelos assistidos da instituição “Eles sempre chegam nessa época do ano e ficam eufóricos e agitados para ir logo para praia”.
Já para Andréia Vasconcelos, gerente da área administrativa revela que atualmente os moradores ficam 20 dias na praia e que considera o momento como algo muito importante para eles “Eles ficam ao todo 20 (vinte) dias na praia, então, a gente leva eles para ir no mar, realiza atividades durante o dia, vão ao parque. É cansativo, mas muito prazeroso, eles vivem intensamente todos os momentos, é gratificante”.
Durante esse período de férias o Pequeno Cotolengo Paulista conta com ajuda de voluntários que se colocam a disposição durante o período que os moradores ficam na praia. Obviamente, como qualquer pessoa, a instituição tem alguns custos e realiza campanhas para conseguir ajuda em itens básicos de proteção e higiene, como por exemplo: shampoo, protetor solar, desodorante e repelente. (saiba como ajudar). Essas ajudas permitem que os nossos moradores desfrutem dos momentos na praia com mais tranquilidade e conforto.
O time de voluntários que se doam neste período acordam muito cedo, preparam o café da manhã, são responsáveis por realizar o banho nos moradores, os levam para praia, preparam almoço, lanche da tarde, jantar, limpam a casa e lavam louça… é um momento muito intenso, assim explica Nathanael, voluntário e colaborador da instituição “Aqui a gente não para nenhum minuto, estamos ativos quase que 24 horas nesses 20 dias, levamos a praia, damos comida, remédios e ainda precisamos de um tempinho para brincar com eles também, fazemos uma bagunça do tamanho do mundo”.
Logo depois do período dedicado a férias, o Pequeno Cotolengo Paulista aluga a casa para os turistas e visitantes, o recurso captado serve como mais um meio de ajuda para instituição. O período em que a casa fica disponível para aluguel é de fevereiro a dezembro.
A casa por sua vez, logo após a reforma ficou ainda mais agradável e confortável para os moradores da instituição. Composta por ambientes de lazer, quartos, salas de televisão, capela Santa Dulce dos Pobres, a casa tem um aspecto mais moderno (veja as fotos) preparado para atender as necessidades dos assistidos. Deu para perceber que a festa nesta casa será boa, né?