Pequeno Cotolengo Paulista recebe o reconhecimento de Compromisso com a Transparência 2021

O selo do Portal da Transparência é uma iniciativa da ICOM (Instituto Comunitário Grande Florianópolis) que concede reconhecimento a diversas instituições do terceiro setor que realizam um trabalho pautado em valores éticos, governança e transparência.

O Pequeno Cotolengo fundado por São Luís Orione é referência no atendimento institucional a pessoa com deficiência física e intelectual em situação de abandono e vulnerabilidade social. Na cidade de Cotia na grande SP, o Pequeno Cotolengo Paulista se tornou uma das instituições mais respeitadas, recebendo reconhecimento e investindo em oportunidade para pessoas carentes.

Em um ano marcado por diversas dificuldades, o Pequeno Cotolengo Paulista demonstrou sua capacidade de trabalho sério, fruto de uma trajetória que percorre o coração caridoso de milhares de pessoas há 57 anos. Impactamos de maneira positiva e diretamente mais 100 pessoas com deficiências múltiplas, resultado do compromisso e do legado de praticar sempre o bem a todos.

Para o Diretor Presidente do Pequeno Cotolengo Paulista, Pe. Rodinei Carlos Thomazella, esse momento é fruto de muito trabalho e seriedade de muitas pessoas que se sensibilizam com o nosso projeto:

“Fomos contemplados com o selo do Portal da Transparência em um momento muito difícil para boa parte das instituições de caridade. Diante das dificuldades conseguimos comprovar o nosso compromisso com as pessoas que acolhemos e com o projeto de São Luís Orione. Esse selo é um reconhecimento de uma trajetória muito importante do primeiro Pequeno Cotolengo fundado no Brasil. Sem dúvida, me sinto orgulhoso do papel que os nossos religiosos cumpriram nesta história, dos colaboradores que por aqui passaram e atuam diretamente na nossa instituição e os nossos voluntários que são promotores da justiça e abraçam sempre a nossa causa. Eu penso que podemos mudar o mundo se dentro da gente existir um pouquinho de solidariedade, é transformador o trabalho que fazemos por aqui.”

Os pontos em destaque para obtenção desse reconhecimento envolvem: origem e trajetória; governança; resultados gerais, resultados específicos, gestão de recursos, gestão de pessoas; estrutura e planejamento e o mais importante, a Transparência.

Para continuar crescendo o Pequeno Cotolengo Paulista não para. No próximo dia 04 de Junho, a instituição se prepara para mais uma importante inauguração: a segunda residência inclusiva. O projeto é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social para acolher em casas dentro da comunidade local, meninas com deficiências físicas estimulando a convivência comunitária e proporcionando novas condições de cuidado e moradia.

O Pequeno Cotolengo Paulista agradece a confiança de todos os parceiros, amigos, colaboradores e voluntários. A nossa missão é de continuar transformando a vida de diversas pessoas com necessidades especiais.

Pequeno Cotolengo Paulista,

Mais que uma instituição, uma grande família!